quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PROFETAS RELUTANTES

Quarta-feira, 30/9/2015 

 PROFETAS RELUTANTES 

Comentário por Pr. Albino Marks
Deus apresentou-se para Jeremias para confiar-lhe a missão de profeta, mensageiro Seu para advertir e orientar o Seu povo. Não é dito qual a idade de Jeremias, mas pelas indicações dele mesmo de que era “muito jovem”, podemos deduzir de que estava no início de sua juventude. O impedimento forte que apresentou para ser liberado da missão: “eu não sei falar”, pode também ser um indicativo de sua idade, porque naqueles idos os jovens dedicavam muito respeito à voz dos mais idosos: “Então Eliú, filho de Baraquel, de Buz, falou: ‘Eu sou jovem, vocês têm idade. Por isso tive receio e não ousei dizer-lhes o que sei. Os que têm idade é que devem falar, pensava eu, os anos avançados é que devem ensinar sabedoria” (Jó 32:6 e 7, Nova Versão Internacional).

Porém, não foi Jeremias o primeiro escusando-se para não aceitar a missão por não saber falar. Moisés, apesar de seus oitenta anos alegou: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora” (Gn 4:10, Nova Versão Internacional). Isaías tentou livrar-se da incumbência argumentando que era “um homem de lábios impuros” (Is 6:5).

Parece que o maior temor não estava em falar, mas em ser ouvido. Moisés questionou: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir” (Êx 4:1, Nova Versão Internacional). Para Jeremias o Senhor deu a Sua palavra de encorajamento: “Não fique aterrorizado por causa deles” (Jr 1:17, Nova Versão Internacional).

Quando Deus chama alguém para realizar determinada missão, a maior certeza de êxito está na promessa de Sua presença protetora e de Seu poder de capacitar. Em seu comentário sobre o profeta Jeremias, o professor e doutor S. J. Schwantes, argumenta; “O Senhor compreendia a timidez do jovem, e no v. 8 lhe assegura Seu amor e Sua proteção. Foram-lhe prometidos todos os recursos do céu. Era verdade para Jeremias, como para todo ser humano, que todo mandamento divino leva consigo uma promessa que torna seu cumprimento possível” (Jeremias o profeta sofredor, p. 9).

Desde o dia de seu chamado, até o fim do seu ministério, Jeremias permaneceu perante Judá como ‘torre e fortaleza’ contra a qual a ira do homem não podia prevalecer. ‘Pelejarão contra ti’, o Senhor prevenira Seu servo, ‘mas não prevalecerão contra ti; porque Eu sou contigo para te guardar (...)” (Profetas e Reis, p. 419).
Pense: “Quando vocês forem levados às sinagogas e diante dos governantes e das autoridades, não se preocupem com a forma pela qual se defenderão, ou com o que dirão, pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que deverão dizer” (Lc 12:11 e 12, Nova Versão Internacional).
Desafio: Enquanto me calei resignado, e me contive inutilmente, minha angustia aumentou. Meu coração ardia-me no peito e, enquanto eu meditava, o fogo aumentava; então comecei a dizer:” (Sl 39:3, Nova Versão Internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário