quarta-feira, 30 de setembro de 2015

OS ANTECEDENTES FAMILIARES DE JEREMIAS

Segunda-feira, 28/9/2015 

 OS ANTECEDENTES FAMILIARES DE JEREMIAS 

Comentário por Pr. Albino Marks
Não encontramos muitas informações sobre estes aspectos da vida de Jeremias. De acordo com Jeremias 1:1, o profeta era filho de Hilquias, sacerdote que residia em Anatote, pequena localidade a noroeste de Jerusalém. Jeremias 32 relata que por direito de resgate o profeta adquiriu uma propriedade em Anatote, pertencente a seu primo Hanameel. Muito provavelmente Jeremias nasceu nesta localidade.

O cronista da história dos reis de Israel relata a expulsão do sacerdote Abiatar de Jerusalém para Anatote, no ano 971 a.C. Jeremias nasceu em torno do ano 645 a.C., portanto, mais de 320 anos depois do incidente do rei Salomão com o sacerdote Abiatar. Porém, não é estabelecida qualquer relação familiar com o sacerdote Abiatar, expulso de sua função.

Em Segundo Crônicas 34:14-21 é relatado que Hilquias, sacerdote, encontrou no templo no início do reinado de Josias, o livro da lei de Moisés. Hilquias, o pai de Jeremias e o sacerdote que encontrou o livro da lei devem ser a mesma pessoa, pois ambos estão relacionados com o rei Josias.

Nos dias do rei Davi, quando Abiatar era sacerdote, também Zadoque era sacerdote (2Sm 15:25-29). Foi Zadoque que ungiu Salomão como rei (1Rs 1:39), enquanto Abiatar tomou o partido de Adonias (1Rs 1:25). Sua expulsão do sacerdócio e de Jerusalém está ligado a este fato (1Rs 26 e 27).

Na relação genealógica registrada no primeiro livro das Crônicas, Hilquias aparece como descendente de Zadoque (1Cr 6:8-14). Hilquias, como sacerdote, também morava em Anatote, para onde fora expulso Abiatar três séculos antes. Portanto, é bem viável que Jeremias foi descendente da linhagem do sacerdote Zadoque, e provavelmente Anatote era uma pequena localidade habitada pelos descendentes da tribo de Levi.

Na juventude de Jeremias Deus viu alguém que seria fiel a seu encargo, e que permaneceria pelo direito contra grande oposição. Na meninice ele se provara fiel; e agora enfrentaria durezas, como bom soldado da cruz (...). Num tempo de apostasia sem paralelo, devia ele exemplificar na vida e no caráter a adoração ao verdadeiro Deus” (Profetas e Reis, ps 407 e 408).
Pense: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações” (Jr 1:5, Nova Versão Internacional).
Desafio: Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João” (Jo 1:6, Almeida Revista e Atualizada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário