| Quinta-feira, 3/9/2015 › FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRIÃO | ||
É importante observar que o ato do batismo seguiu o modelo do batismo de Jesus. Declara Lucas: “Quando saíram da água” (At 8:39).(Ver Mc 1:10).
Assim que saíram da água, Filipe não mais foi visto pelo etíope. As traduções declaram que “o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente” (At 8:39, Nova Versão Internacional). Não há uma interpretação consensual sobre esta ação divina. O relato de Lucas continua dizendo: “Quanto a Filipe, encontrou-se em Azot” (At 8:40, Bíblia de Jerusalém).
O ser arrebatado não significa necessariamente que foi transportado para outro lugar por um ato de Deus. Ele poderia ser ocultado aos olhos do etíope. O servo do profeta Eliseu, via o exército sírio, mas não via os anjos protetores.
Aceitando o relato de Lucas de que ao receber a incumbência de ir para a estrada de Gaza, Filipe “se levantou e partiu” (At 8:27), fazendo mais de cem quilómetros a pé, nada impede que depois de batizar o oficial etíope, desaparecesse de seus olhos, e seguisse a pé pouco mais de vinte quilómetros até Azoto e pregar ali o evangelho. É uma maneira de entender o ocorrido, mas não é a única.
Uma importante informação sobre Filipe é a sua vida familiar. Além de participar do grupo pioneiro dos sete diáconos, depois da perseguição tornou-se conhecido como “Filipe, o evangelista” (At 21:8). Isto significa que usava boa parte de seu tempo para pregar as boas novas da salvação.
No entanto, este envolvimento não o impediu de administrar com sabedoria espiritual a sua família. Certamente tinha como esposa, alguém que compreendia a sua paixão pelo evangelismo, e em casa, era mãe sacerdotisa dedicada na educação de suas filhas, que também dedicavam tempo para a pregação da palavra. Este fato mereceu um destaque do historiador da igreja. Também é colocado em evidência que a família praticava a hospitalidade.
Pense: “Quanto a Filipe, encontrou-se em Azoto, e de lá, anunciava a Boa Nova em todas as cidades por onde passava até chegar a Cesaréia” (At 8:40, Tradução Ecumênica da Bíblia”.
Desafio: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, depois do grego” (Rm 1:16, Nova Versão Internacional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário