sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO


Quinta-feira, 10/9/2015 

 A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO 
Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo |  versão para impressão
Posteriormente ao Concílio em Jerusalém, onde a posição da Igreja em relação ao cerimonialismo foi claramente estabelecida, Pedro visitou a florescente congregação de Antioquia. É importante lembrar que esta, em sua grande totalidade, era constituída de conversos gentios. Estes, nunca haviam praticado o cerimonialismo israelita, mas antes de aceitar a mensagem da salvação pela fé na graça de Deus através de Cristo, eram escravos das paixões do pecado e de práticas rituais da cultura do paganismo.

Em sua primeira carta o apóstolo Pedro refere à escravidão dos gentios em sua vida pecaminosa, às práticas de sua cultura: “Já é bastante, sem dúvida, ter feito no passado a vontade dos gentios vivendo na devassidão, nas concupiscências, na embriaguez, nas orgias, bebedices e idolatrias infames” (1Pe 4:3, Tradução Ecumênica da Bíblia.

Pedro compreendera já na experiência do Pentecostes que a salvação não tem fronteiras culturais, mas é uma dádiva de Deus para todos os povos. Quando foi confrontado por seus irmãos e líderes, em Jerusalém, por ter pregado o evangelho para Cornélio: “Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles” (At 11:3, Almeida Revista de Atualizada), Pedro fez a sua defesa, demonstrando como Deus lhe revelara que o plano da salvação alcança a todos os homens.

Na defesa de Pedro no confronto com os líderes de Jerusalém, estão evidentes duas questões: A circuncisão, como parte da lei cerimonial, e comer á mesma mesa com gentios, regida pela cultura da Tradição. Em Antioquia, Pedro esqueceu esta maravilhosa experiência do passado recente.

Nesta oportunidade é Paulo quem repreende Pedro por sua hipocrisia: “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: Se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”(Gl 2:14, Almeida Revista e Atualizada).

A verdade do evangelho sobre a qual Paulo argumenta, é a fé na salvação pela graça manifesta em Jesus, independente da circuncisão, da lei cerimonial e das tradições culturais. Estas constituíam o motivo da dissimulação de Pedro e dos demais.

O texto sugere que no seu disfarce chegou a ensinar aos gentios certos ritos cerimoniais e práticas culturais da Tradição: “Obrigas os gentios”.
Pense: “Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão” (Gl 2:12, Almeida Revista e Atualizada
Desafio: É dEle que todos os profetas dão testemunho: O perdão dos pecados é concedido por seu Nome a todo aquele que nEle deposita a sua fé” (At 10:43, Tradução Ecumênica da Bíblia).

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