Em sua primeira carta o apóstolo Pedro refere à escravidão dos gentios em sua vida pecaminosa, às práticas de sua cultura: “Já é bastante, sem dúvida, ter feito no passado a vontade dos gentios vivendo na devassidão, nas concupiscências, na embriaguez, nas orgias, bebedices e idolatrias infames” (1Pe 4:3, Tradução Ecumênica da Bíblia. Pedro compreendera já na experiência do Pentecostes que a salvação não tem fronteiras culturais, mas é uma dádiva de Deus para todos os povos. Quando foi confrontado por seus irmãos e líderes, em Jerusalém, por ter pregado o evangelho para Cornélio: “Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles” (At 11:3, Almeida Revista de Atualizada), Pedro fez a sua defesa, demonstrando como Deus lhe revelara que o plano da salvação alcança a todos os homens. Na defesa de Pedro no confronto com os líderes de Jerusalém, estão evidentes duas questões: A circuncisão, como parte da lei cerimonial, e comer á mesma mesa com gentios, regida pela cultura da Tradição. Em Antioquia, Pedro esqueceu esta maravilhosa experiência do passado recente. Nesta oportunidade é Paulo quem repreende Pedro por sua hipocrisia: “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: Se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”(Gl 2:14, Almeida Revista e Atualizada). A verdade do evangelho sobre a qual Paulo argumenta, é a fé na salvação pela graça manifesta em Jesus, independente da circuncisão, da lei cerimonial e das tradições culturais. Estas constituíam o motivo da dissimulação de Pedro e dos demais. O texto sugere que no seu disfarce chegou a ensinar aos gentios certos ritos cerimoniais e práticas culturais da Tradição: “Obrigas os gentios”.
Pense: “Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão” (Gl 2:12, Almeida Revista e Atualizada
Desafio: “É dEle que todos os profetas dão testemunho: O perdão dos pecados é concedido por seu Nome a todo aquele que nEle deposita a sua fé” (At 10:43, Tradução Ecumênica da Bíblia).
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“Maravilhosa é a obra que o Senhor Se propõe realizar por intermédio de Sua igreja, a fim de que Seu nome seja glorificado” (Atos dos Apóstolos, p. 13)
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO
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