quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A VARA DE AMENDOEIRA

Quinta-feira, 1/10/2015 

 A VARA DE AMENDOEIRA 

Comentário por Pr. Albino Marks
Jeremias recebeu as primeiras visões, preparando-o para o que enfrentaria em sua missão como mensageiro de Deus para o povo de Judá. Conforme analisamos na lição de domingo, os profetas sabiam que estavam falando as palavras de Deus para os homens, em lugar de Deus. As mensagens comunicadas não eram de sua autoria, mas a expressão da vontade de Deus em Seu relacionamento com o ser humano e a comunicação de Seus planos e propósitos no grande conflito cósmico espiritual.

O hebraico faz um jogo de palavras em forma de trocadilho com: amendoeira, “shadeq”, e vigiar, “shodeq”. A primeira árvore a lançar seus brotos e florescer depois do inverno, era a amendoeira. Assim como todos voltavam a sua atenção, vigiando a amendoeira para saber da chegada da primavera, assim Deus assegura para o profeta que está vigiando para que a Sua palavra se cumpra. (Jr 1:12).

Para o profeta Ezequiel, o povo reagia com o provérbio: “Os dias passam e todas as visões dão em nada” (Ez 12:22, Nova Versão Internacional). Para o profeta Jeremias Deus declara que com toda a certeza cumprirá tudo o que está dizendo.

O que Deus está dizendo é que Ele é o Senhor do Universo e também da história deste mundo e todos os acontecimentos são conduzidos e controlados segundo a Sua determinação. Ele é o Deus da graça e do perdão, mas também da justiça, julgamento e juízo.

Na segunda visão, o profeta vê uma panela fervendo que está inclinada do norte para o sul, em direção a Judá. Deus declara que a desgraça do castigo virá do norte. Os exércitos que viriam contra Jerusalém e Judá seriam os babilônios, que avançariam para o noroeste e depois para o sul em consequência do deserto Árabe.

Para o profeta Deus ordena: “Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar” (Jr 1:17, Almeida Revista e Atualizada). Cingir os lombos é o equivalente: prepara-te para a luta. A missão do profeta não seria nada fácil. Ele enfrentaria uma nação, um povo em obstinada apostasia, rebelde às determinações de Deus. Devia enfrentá-los sem temor, porque Deus faria dele uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze (Jr 1:18).
Pense: “Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (Almeida Revista e Atualizada).
Desafio: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, está com você por onde você andar” (Js 1:9, Nova Versão Internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário