| Quinta-feira, 1/10/2015 › A VARA DE AMENDOEIRA | ||
| Comentário por Pr. Albino Marks | ||
O hebraico faz um jogo de palavras em forma de trocadilho com: amendoeira, “shadeq”, e vigiar, “shodeq”. A primeira árvore a lançar seus brotos e florescer depois do inverno, era a amendoeira. Assim como todos voltavam a sua atenção, vigiando a amendoeira para saber da chegada da primavera, assim Deus assegura para o profeta que está vigiando para que a Sua palavra se cumpra. (Jr 1:12).
Para o profeta Ezequiel, o povo reagia com o provérbio: “Os dias passam e todas as visões dão em nada” (Ez 12:22, Nova Versão Internacional). Para o profeta Jeremias Deus declara que com toda a certeza cumprirá tudo o que está dizendo.
O que Deus está dizendo é que Ele é o Senhor do Universo e também da história deste mundo e todos os acontecimentos são conduzidos e controlados segundo a Sua determinação. Ele é o Deus da graça e do perdão, mas também da justiça, julgamento e juízo.
Na segunda visão, o profeta vê uma panela fervendo que está inclinada do norte para o sul, em direção a Judá. Deus declara que a desgraça do castigo virá do norte. Os exércitos que viriam contra Jerusalém e Judá seriam os babilônios, que avançariam para o noroeste e depois para o sul em consequência do deserto Árabe.
Para o profeta Deus ordena: “Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar” (Jr 1:17, Almeida Revista e Atualizada). Cingir os lombos é o equivalente: prepara-te para a luta. A missão do profeta não seria nada fácil. Ele enfrentaria uma nação, um povo em obstinada apostasia, rebelde às determinações de Deus. Devia enfrentá-los sem temor, porque Deus faria dele uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze (Jr 1:18).
Pense: “Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (Almeida Revista e Atualizada).
Desafio: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, está com você por onde você andar” (Js 1:9, Nova Versão Internacional).