segunda-feira, 9 de setembro de 2013



Segunda-feira, 9/9/2013 

 Julgamento 


Comentário por Rogério Marques dos Reis
Se você fosse um juiz e tivesse que julgar os dois personagens bíblicos : O Jovem rico ou Zaqueu, qual você escolheria para ser salvo?

O jovem era judeu, buscou ter com Jesus, era fiel guardador da lei, homem muito rico e era bem relacionado com os membros de sua comunidade. Zaqueu era um judeu, “apostatado” da religião judaica, homem muito rico que queria se encontrar com Jesus, mas, que não sentiu coragem de encará-lo de frente. Zaqueu sofria um preconceito tão grande que era proibido de entrar na sinagoga devido a sua profissão e comportamento corrupto.

O jovem se achava merecedor da aceitação de Jesus, Zaqueu não se achava nada digno. Pra o jovem Jesus determinou o que ele deveria fazer, mas, Zaqueu que tinha péssima reputação teve a iniciativa de se arrepender e declarar o seu plano para corrigir os seus erros, devolvendo o dinheiro adquirido de forma irregular.

Para Zaqueu Jesus declarou que chegou salvação em seu lar, mas para o jovem rico não houve a mesma situação, poiso jovem não se submeteu a orientação divina.
Nesta comparação entre os dois personagens a lógica humana parece se equivocar quando faz uma avaliação superficial dos envolvidos.
Pense: A justiça humana é comparada e apresentada por Jesus como um pano cheio de imundícia.
Decisão: O que você considera importante na experiência de Zaqueu? Relate o que você pode aprender com ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário