Normalmente quando falamos de Zaqueu, lembramos que era um coletor de impostos corrupto e por ser de baixa estatura teve que subir na árvore para ver Jesus.
Mas ao nos demorarmos no tema, vemos que apesar da baixa estatura ele teve uma qualidade de gigante. Humildade. Primeiramente, sua vontade e esperança de se encontrar com Jesus o fez tomar uma decisão no mínimo estranha, ao subir numa árvore. E em seguida ao dialogar com Jesus demonstrou em sua atitude primeiramente ao assumir publicamente o seu erro e depois sem ser cobrado tomou a decisão de devolver o dinheiro com critérios mais rigoroso do que a lei exigia. Para seguir a Jesus ele não teve preocupação com a sua “reputação”, simplesmente fez o que sabia que era correto e com certeza o seu testemunho motivou inúmeras conversões. O comportamento da sociedade atual normalmente não sabe valorizar uma atitude humilde, pois, considera o humilde como se fosse fraco, desprezível e medroso sem iniciativa própria. Tudo isso pode ser a leitura que a sociedade faz, mas, não é visão de Deus. A afirmação de Jesus de que a salvação havia chegado naquela casa é o atestado da aprovação de Deus a atitude pronta e humilde de Zaqueu. A humildade é um atributo daquele que reconhece a soberania de Deus em todos os aspectos da vida e se submete a vontade de Deus.
Pense: Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo. Ezequiel 21:26
Decisão: Escreva o nome de algum herói bíblico que você considera humilde e explique a sua escolha.
| |||
“Maravilhosa é a obra que o Senhor Se propõe realizar por intermédio de Sua igreja, a fim de que Seu nome seja glorificado” (Atos dos Apóstolos, p. 13)
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
HUMILDADE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário