terça-feira, 17 de setembro de 2013

› Intenção




Terça-feira, 17/9/2013 

 Intenção 

Você já foi convidado para uma festa de aniversário por alguém que nem era muito seu amigo, e depois descobriu que a razaõ do convite é que queria que você também o convidasse? Por que algumas pessoas são interesseiras?

Você conhece pessoas que estão sempre dispostas a ajudar todo mundo? Gente que gosta de ajudar e faz isso por prazer, sem nenhum interesse em receber algo em troca?
Você conhece gente que especula a vida dos outros e quer estar sempre por dentro de tudo o que acontece só pra depois fazer fofoca? Pessoas mal intencionadas...
Ação bem interessada, mal intencionada e sem nenhuma intenção. A palavra chave é intenção.E quanta diferença esta palavra faz!
Na cena bíblica estudada esta semana temos as três.

Simão – interesseiro. Jesus me curou e agora eu pago pelo que Ele me fez. Muita gente é assim, se sente na obrigação de ajudar para não ficar devendo favor, ou para ser ajudado da próxima vez.

Judas – mal intencionado. Queria tirar proveito da situação. Por isso criticou a atitude de Maria. O amor desinteressado dela acusava o seu coração egoísta e interesseiro.

Maria – honrando a Jesus sem esperar nada em troca. Seu amor era desinteressado apesar de estar grata pelo perdão por Ele recebido e pela ressurreição de seu irmão.
Jesus chamou a atenção de Simão através de uma parábola.
Jesus chamou a atenção de Judas diante de todos.
Jesus elogiou a atitude de Maria e ainda fez-lhe a promessa de que onde fosse pregado o evangelho sua atitude desprendida seria conhecida!

Pense: Os cientistas que estudam sobre a felicidade, descobriram em suas pesquisas que as coisas que as pessoas imaginam que podem fazê-las felizes, de fato, não fazem. Essas pessoas descobriram, por exemplo, que casar (ou namorar), ter filhos, mudar para um clima melhor, ter mais dinheiro ou ter um corpo mais bonito não traz a felicidade.
E qual foi a receita que os cientistas descobriram para a felicidade?
Descobriram que a gratidão transforma a pessoa. Pessoas felizes são pessoas gratas.
Outro ingrediente dessa receita de felicidade é ajudar os que sofrem. Em seu ambiente de trabalho ou como voluntário, ajudar os outros nos faz mais felizes. Ajudar a preparar e distribuir sopa para os moradores de rua, visitar alguém doente, um preso, um idoso, etc. O fato é que quando ajudamos os outros, nos sentimos bem.
Decisão: Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, um dos maiores especialistas no estudo sobre gratidão, explica que pessoas gratas têm uma visão de que tudo que possuem na vida é um presente, o que as leva a interpretar as experiências de forma diferente. "Elas são menos propensas a sentir inveja, raiva, ressentimento, arrependimento e outros sentimentos desagradáveis que geram estresse e frustram as emoções positivas.”
Ser como Maria ou como Simão, ou invejoso como Judas. Qual você deseja ser?
Combine com os demais adolescentes da sua igreja, uma nova atividade, como as sugeridas hoje, ou outra qualquer, para o próximo sábado do serviço e experimente a verdadeira felicidade que se encontra em demonstrar gratidão através de um serviço desinteressado em favor de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário