| Domingo, 8/11/2015 › RAZÕES PARA SE GLORIAR | ||
Estes sentimentos são apenas do profeta ou expressam também os sentimentos de Deus? Certamente Deus colocou estas expressões de sentimentos de profunda tristeza na mente e na boca do profeta, mas até certo ponto refletem a grande decepção de Deus quando avalia a rejeição dos planos maravilhosos que fizera para Israel. Paulo advertiu seus filhos na fé com estas palavras: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção” (Ef 4:30, Nova Versão Internacional).
Observemos em duas traduções qual a reação de Deus em face do pecado: “E isso cortou-lhe o coração”, “E afligiu-se o seu coração” (Gn 6:6, Nova Versão Internacional e Bíblia de Jerusalém). O pecado do homem de rejeitar a Deus na manifestação de Seu amor e de Sua graça, é tremendamente doloroso para o Seu coração
Por outro lado, quando o pecador se volta para Deus e O glorifica por conhece-lO como o único Deus vivo e verdadeiro, e compreende as Suas orientações como as únicas que proporcionam alegria plena, Deus se agrada destas coisas e de quem as pratica (Jr 9:23 e 24).
Foi para este propósito que Deus criou o ser humano bem como todas as Suas criaturas: “Todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz” (Is 43:7, Nova Versão Internacional).
Esta é a grande razão de gloriar-se: saber que Deus nos criou para a Sua glória e para glorificá-lO. Porém, esta demonstração de glorificação precisa partir de um coração dominado pelo amor que escolhe a Deus, o criador e mantenedor de todo o Universo e de todas as Suas criaturas e faz dEle a única razão de glória.
Pense: “‘Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado’, diz o Senhor” (Jr 9:24, Nova Versão Internacional).
Desafio: “Mas longe de mim esteja gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6:14, Almeida Revista e Atualizada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário