quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sala do Tribunal

 Sala do Tribunal 
Nosso Deus é um Deus presente. Ele está presente em nossa vida em todas as situações em que precisamos de auxílio. Ele nos vê e nos acompanha em tudo. Para Ele não importa se é rico ou pobre, se a pele negra ou amarela, doente ou são, nada disso pode afastá-lO de nós, nem o frio, nem o calor, nenhuma distância, ou o nosso estado de espírito alegre ou triste. Há apenas um fator que pode restringir a atuação de Deus em nossa vida: a nossa vontade. Nada e ninguém tem o poder de nos subtrair do alcance do seu amor cuidadoso e operante. Isso é uma evidência de que Deus não nos trata como uma propriedade Sua, apesar de termos sido criados por Ele, a menos que queiramos pertencer a Ele e ao Seu reino da graça.

A presença e atuação de Deus em todos os tempos é evidente pelo controle que Ele tem da história. A forma como foi dado o sonho a Nabucodonosor e a posterior revelação a Daniel do seu significado deixam claros que a Ele pertencem a História e o destino final de todas as coisas. Apesar de deixar cada um decidir sobre o seu destino, Ele já determinou que o destino final de todas as coisas beneficiará os justos e retos de coração. Por todas as formas Ele procura convencer-nos de que só o bem vencerá, e aqueles que estiverem comprometidos com o bem receberão das Suas mãos o que tem sido prometido desde o Éden, como recompensa da escolha do bem, a vida eterna.

Em Seu santuário celeste são feitos todos os registros que serão objeto de julgamento no final. Esse julgamento terá lugar no Seu Templo, local de Sua morada que, certamente, possui tem vários ambientes, além daquele onde está o Seu trono. Ali serão decididos todos os casos. O trono de Deus é fonte de justiça da mesma forma como é fonte de misericórdia.

Habacuque, como Davi em algumas ocasiões também expressou, estava muito preocupado porque Deus se mostrava “em silêncio” a respeito da injustiça que era manifesta em seu tempo (Hab 1 - A Bíblia Viva). Ele disse: “Senhor, eu grito e não sou ouvido”(v. 2); “em todo o lugar que olho existe violência e chantagem”(v. 3); “o que manda é o dinheiro ‘por fora’ e a desonestidade”(v.4). “O Senhor vai permitir que eles [os caldeus, povo idólatra, violento e de guerra, que era impiedoso contra os israelitas] façam isso para sempre?” (v. 17). A resposta de Deus foi objetiva, e disse dos Seus planos de como faria cessar essa situação, e que não seria de imediato (vale a pena ler esse trecho em sua Bíblia), e encerrou com as seguintes palavras: “Mas o Senhor está em Seu santo templo. Todos os habitantes da Terra devem se calar diante dele”. Habacuque ficou tão feliz e satisfeito com a resposta que escreveu uma belíssima oração de triunfo em forma de cântico, que acaba com as seguintes palavras: “embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores e nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor. Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17,18 – A Bíblia Viva).

Ps.: Já é possível baixar o video de introdução da Lição novamente, inclusive das lições anteriores, das quatro ou cinco últimas semanas.
Pense: “O Senhor Deus é a minha força. Ele me dá a velocidade da corça e me guia em segurança sobre as montanhas”. Habacuque 3:19 – A Bíblia Viva.

Podemos confiar, porque o poder do julgamento está nas Suas mãos.
Desafio: Se em algum momento você chegou a pensar, como Habacuque, “até quando, Senhor, o ímpio prevalecerá sobre o justo?”, vale a pena ler o relato bíblico para que você saiba que existe um Juiz em Israel, e que existe segurança plena para quem está com Ele. Se puder, leia Habacuque capítulos 1, 2 e 3 na versão “A Bíblia Viva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário