quinta-feira, 28 de agosto de 2014

PREGAR O EVANGELHO

Quinta-feira, 28/8/2014 

 PREGAR O EVANGELHO 

Comentário por Pr. Albino Marks
Jesus sabia muito bem qual era a Sua missão ao vir a este mundo. Veio proclamar as Boas Novas do evangelho que traz esperança de libertação do poder do pecado. Veio sofrer a sentença de morte que pesava contra a raça caída para tornar real esta libertação. 

A libertação provida pela morte substituta de Jesus alcança as duas dimensões: Primeiro, liberta-nos da sentença de morte que foi proclamada contra nós em consequência do pecado de Adão, do qual participamos como raça e, segundo, em consequência de nossos próprios pecados. Assumindo a culpa da raça e a culpa individual de cada pecador, mesmo antes de este nascer, Jesus oferece libertação a todos. 

Este é o evangelho eterno que Jesus comissionou a Seus discípulos proclamar, e comissiona a cada pecador liberto pelo poder deste evangelho. 

Aceitando a graça de Deus em Cristo Jesus, é obtida a libertação do pecado. O pecado já não mais tem domínio sobre o pecador liberto, fazendo-o obedecer à voz do inimigo e praticar os desejos das paixões. Deixa de ser um instrumento de iniquidade, alguém em revolta contra Deus e em desarmonia com a Sua lei moral. Antes, oferece-se a Deus como quem ressurgiu da morte do pecado para a vida para Deus e como instrumento de Sua justiça. Esta experiência tem lugar quando a graça é aceita, Jesus, com seu poder para libertar do pecado, porque Ele já venceu o autor do pecado.

João, O apóstolo do amor, em suas mensagens no livro do Apocalipse informa que o evangelho das boas novas de salvação é o mesmo desde a entrada do pecado até ao último convite de amor da parte de Deus: “E vi outro anjo que voava no meio do céu. Ele tinha de proclamar um Evangelho eterno a todos os que habitam sobre a terra: A toda nação, tribo, língua e povo”. – Ap 14:6 – Tradução Ecumênica da Bíblia.

“Proclamar um Evangelho eterno”. O que é eterno não sofre alteração em tempo algum. É o mesmo para todos os habitantes da Terra através de todos os tempos.

Sem o Velho Testamento, apresentando o plano da graça redentora através de tipos, em ritos e símbolos, nos serviços do santuário, do tempo de Cristo para os nossos dias, não saberíamos explicar a passagem de um Homem pelo mundo, que se proclamou o Filho de Deus, o Filho do Homem e Salvador do Mundo. Este Homem, Jesus, é o evangelho eterno que somos comissionados e desafiados a proclamar, para libertar pecadores.

Pense: “A lei e o evangelho não podem ser separados. Em Cristo, ‘a misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram’. (Sl 85:10). O evangelho não ignora as obrigações devidas a Deus por todo homem e mulher. O evangelho é a lei desdobrada, nada mais, nada menos”. – Meditação Matinal, 2013, pg 283.
Desafio: “A obra de Deus é a mesma em todos os tempos, embora haja graus diversos de desenvolvimento e diferentes manifestações de Seu poder, para satisfazerem as necessidades dos homens nas várias épocas... O Salvador tipificado nos ritos e cerimônias da lei judaica, é precisamente o mesmo que se revela no evangelho”. – Patriarcas e Profetas, pg. 373

INTRODUÇÃO


 INTRODUÇÃO 

“Será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. – Mt 24:14.

O Evangelho de Mateus destaca um ponto muito importante da grande comissão: ”Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhe ordenei”. – Mt 28:20 – Nova Versão Internacional.

Aceitar a Jesus como Salvador conduz a uma segunda decisão que não pode ser ignorada: Aceitá-lO como Senhor e obedecer a tudo o que Ele ordena. Estas são palavras do próprio Senhor.

O evangelista Marcos destaca a fé em Jesus. Crer em Jesus implica crer naquilo que Ele ensina. O batismo é um passo que deve ser dado crendo em Jesus e crendo nos Seus ensinos. Ele é Salvador e Senhor. 

Lucas enfatiza que o evangelho é a mensagem do Cristo que tem poder para entregar a Sua vida e poder para retomá-la. Nesse Nome e nesse ato encontram-se o perdão e a graça convidando ao arrependimento. Não existe outro Cristo com esse poder. 

No Evangelho de João, Jesus engloba os destaques dos três evangelistas anteriores enfatizando a responsabilidade de cumprir a missão: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. – Jo 20:21 – Nova Versão Internacional.

No livro que registra os atos da Igreja Apostólica, Jesus deixa claro que a grande comissão é de Sua competência e, portanto, todos aqueles que recebem a incumbência de falar para os outros sobre a provisão da grande salvação, nada farão por si mesmos. Eles recebem a presença e o poder do Espírito Santo, para então testemunhar com convicção e poder. 

“Ele nos incumbiu da realização duma grande tarefa. Façamo-la com exatidão e determinação. Mostremos por nossa vida o que por nos fez a verdade”. – Testemunhos Seletos, vol. 3, pg. 51.

Pense: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. – Mt 24:14 – Nova Versão Internacional.
Desafio: “Vocês receberam de graça; deem também de graça”. – Mt 10:8 – Nova Versão Internacional.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Você pode mais do que imagina!


Quinta-feira, 21/8/2014 

 Você pode mais do que imagina! 



A lição dessa semana traz uma situação e um questionamento que gostaria que você refletisse e respondesse.
O que é pior: Opor-se abertamente à Bíblia porque você acredita que ela é falsa. Ou: Negligenciar continuamente a Palavra de Deus, apesar de você saber que ela é verdadeira e oferece vida? Que posição você escolhe? 
Explique.
Você que está lendo esse comentário. Só de você abrir essa página e vir buscar informações e conhecimento sobre Deus, sobre a sua Palavra, você já demonstra no seu coração que você tem fé na Palavra de Deus e que mesmo que tenha lutas, você acredita que é sim a Palavra de Deus. Certo? Agora pense, você conhece a Palavra de Deus, conhecemos a verdade ali revelada. Conhecemos a profecia e conhecemos também que essa mensagem precisa ser espalhada, vivida, levada ao mundo. Eu me incluo nisso às vezes também. Mas porque mesmo conhecendo as verdades e sabendo da existência de Deus e que a Palavra de Deus é verdadeira nós insistimos em não gastar tempo estudando e aprendendo dessas verdades? Porque nós insistimos em maus costumes e conversações torpes sabendo da verdade que Deus traz ao nosso coração e na transformação que o Espírito Santo quer efetuar na nossa vida?
Isso mesmo meu amigo. Reflita nesses porquês. Mas não apenas reflita, faça diferente!

“Pense nos dois tipos de pessoas mencionadas na lição desta semana: o apático e o ateu. Quais atos de bondade ou de serviço aos outros suavizarão o coração delas? O que você pode fazer esta semana pelos outros que demonstrará ao ateísta que Deus existe? Você não sabe quem está prestando atenção; então, apenas seja fiel. E como pode sua paixão pela Palavra de Deus despertar alguém cuja vida espiritual está adormecida? Pense sobre começar um estudo bíblico ou um pequeno grupo de oração ou ainda uma equipe de serviço ao próximo e convide amigos a se ajuntarem com você!” 

Um dos modos mais eficazes, se não o mais eficaz, de se levar a mensagem é através da vida. Através do Testemunho. O inimigo tenta calar o nosso testemunho através de mentiras e falsas acusações que nos faz deixando-nos desanimados. Ele ainda tenta colocar empecilhos e armadilhas que nos fazem esquecer-se de Deus. Mas vamos manter o foco em Jesus e fazer a diferença no mundo “para que as pessoas vejam as coisas boas que nós fazemos e glorifiquem ao Pai do Céu” (Mateus 5:14).

Pense: Você tem forças e pode fazer a diferença. Você é instrumento de Deus escolhido por Ele. Você é forte! Deus se revelou em sua vida para que você O revelasse na vida de muitos outros. Brilhe para Jesus!
Decisão: Não fique parado. Coloque suas ideias em prática sem medo. Desafie seus líderes, seus professores da classe da escola sabatina. Acima disso, junte você mesmo seus amigos e os lidere para ir avante e brilhar por Jesus mostrando compaixão aos que te cercam.Mostre o Deus que existe na sua vida a todos os que te cercam!

Ele Existe!


Quarta-feira, 20/8/2014 

 Ele Existe! 


Olá amigos! 
Passaram bem de ontem para hoje? Com toda certeza, Deus tem muitas bênçãos para você nesse dia. Aceite as bênçãos de Deus, acredite. Ele está com você! Ore...

Sabem há momentos em que o mal parece triunfar, como se estivesse ganhando todas, mas para aqueles que acompanham a estratégia de Deus para eliminar o mal, é possível reconhecer que podemos continuar tranquilos, e seguros de que o bem triunfará. Sabemos das profecias e de como Satanás e o mal serão erradicados desse mundo de uma vez por todas. Amém?!

O poder ateísta que governou a França durante a Revolução e o Reinado de Terror desencadeou uma guerra contra Deus e sua Palavra. E de um ato após o outro eles foram assumindo uma nova identidade, e rejeitando o DNA original. Rejeitando a Deus e sua Palavra.
O culto à Divindade foi abolido, as Bíblias eram recolhidas e publicamente incendiadas, as instituições bíblicas foram fechadas, o dia de repouso semanal foi posto de lado, o batismo e a comunhão foram proibidos, os anúncios afixados nos cemitérios declaravam que a morte era um sono eterno, os cultos religiosos também foram proibidos, e o bispo foi obrigado a declarar que seus ensinos eram sem fundamento, e assim NEGAR a existência de Deus.

Bem, a partir daí muitos outros aceitaram esta filosofia ateísta, que se entendeu pelo mundo. Mas, por outro lado, existem pessoas sendo conquistadas pelas evidências da existência de Deus.
Deus existe e isso é fato. A própria natureza declara a existência de Deus. Os milagres, a existência. Deus tem o poder sobre tudo e a vitória, já é certa!
Estes fatos históricos não podem nos levar a questionar a Deus e pensar que Ele permite esse mal. À questão é que nós temos dado poder a homens incrédulos, que amam a si mesmos, e as consequências vem como avalanche.

Deus está ao nosso lado a cada dia e tem nos mostrado isso. Você já se questionou sobre a existência de Deus? Acredito que sim. É uma luta que a maioria de nós, se não todos, já passamos e alguns ainda passam. Mas lhe pergunto, Deus existe? 
Nós vimos que um grande país declarou a não existência de Deus, e que a partir daí o mundo entrou em um “colapso sobre a existência de Deus” e muitos horrores como já citado acima ocorreram. Mas te peço que reflita.
Quem te sustenta com um amor infindo te dando todos os dias uma oportunidade nova de abrir os olhos e viver? De onde você veio, quem o criou? Como pode a beleza da natureza com suas formas, seus detalhes e cores não terem vindo de um ser Superior, alguém que com amor as criou? Quem nunca te deixa e nunca desampara? Quem te abençoa e te promete um céu com maravilhas e uma eternidade sem choro nem dor?
“Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe.’” Salmo 14:1
Pense: Deus existe sim. E você é a mais bela criação de Deus. É a obra que coroa a criação. Deus é nosso mantenedor, nosso salvador, o Deus que se fez homem por nos amar. Ele já deixou bem claro o que acontecerá com o mundo através da sua Palavra, através das profecias.
Decisão: Nas nossas pequenas escolhas decidimos cada dia se somos ou não de Deus. Creia na existência de Deus e decida deixar esse Deus que é grande, forte e poderoso e que tudo pode fazer, ser a diferença na sua vida e encher seu viver com a mais abundante paz e alegria.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Certo ou Errado

 Certo ou Errado 
“O que é certo é certo, mesmo que ninguém o faça, e o que é errado é errado, mesmo que todo mundo o faça”
Confesso que não descobri a autoria desta frase, mas deveria servir de guia para o povo de Deus você não acha?
Vivemos numa sociedade cada dia mais relativista e pós-moderna e acabamos sendo quase que engolidos por uma idéia de que tudo é relativo e o que interessa é você ser feliz e fazer o que gosta independentemente da opinião das outras pessoas. A idéia desta forma de viver é que não existe verdade objetiva e absoluta.

Mas o que devemos saber avaliar é que a Palavra de Deus nos indica o caminho para sabermos o que é certo e o que é errado em praticamente tudo que envolve o nosso cotidiano. 

Cada dia mais os cristãos serão questionados por uma sociedade de pensamento pós-moderno por suas atitudes consideradas “fundamentalistas”. Os princípios divinos cada vez mais serão questionados e se não tivermos comunhão e conhecimento seremos levados por esta onda como um barquinho a deriva no mar.

Nossa decisão de servir de fato a Deus deve ser tomada a cada dia para sermos como Paulo e tantos outros que foram fiéis independentemente do que ocorria a sua volta.

Pense: De que lado você vai querer estar quando Jesus voltar?
Decisão: Depois de estudar a vida e a postura de Paulo diante do tribunal, escreva abaixo qual será sua decisão ?

› Control C - Control V

 Control C - Control V 
A não muito tempo atrás, talvez na época em que seus pais eram adolescentes a vida em termos de tecnologia era outra. A comunicação e a troca de informações era muito mais limitada. Não existia telefone celular, nem internet o telefone fixo não era comum como hoje e as cartas e telegramas e o “telex” eram meios considerados muito comuns e eficientes.

Bom, mas hoje tudo é diferente e rápido, basta clicar e a informação aparece, a foto é compartilhada em segundos e também descartada quando não agrada. Os trabalhos escolares parecem não ser mais um grande desafio, afinal o “control c e control v” resolve quase tudo, não é mesmo?

Você já observou que a eficiência que a tecnologia nos proporciona dá um senso de “falso poder” em diversos aspectos? E esse sentimento se levado para as “coisas espirituais” pode ser uma grande armadilha para os desatentos. 

Quando voltamos o nosso olhar para os desafios que Paulo e muitos outros homens de fé tiveram e venceram, encontramos uma condição comum a todos. O processo de crescimento e santificação foi conquistado aos poucos e com muita luta e comunhão. Não existe na Bíblia vitória sem preparo e comunhão.

Amigo, não se deixe enganar ninguém poderá usar a tecla Control C e clicar nos quesitos como fé, comunhão, conhecimento e teclar em seguida control V e pronto, todas essas qualidades foram transferidas para si.

O apelo e vontade de Deus para você é que use a teclar "Print" "Imprimir", sim Jesus deseja imprimir todo o caráter Dele em seu coração, mas Ele espera a sua vontade!

Pense: Até que ponto tenho negligenciado a minha comunhão e deixado para última hora minhas decisões?
Decisão: Você vai escolher Control C, Control V ou Print ?

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Reflita- Ricardo em reflexão

REFLITA



Sexta-feira, 18/4/2014 

 Reflita 


Deixo pra vocês refletirem, um texto extraído do livro Atos dos Apóstolos de Elle. G. White

“Suprir formas externas de religião em lugar de santidade de coração e de vida é ainda tão agradável à natureza não renovada como o foi nos dias dos ensinadores judeus. Hoje, como então, existem falsos guias espirituais, para cujas doutrinas muitos atentam avidamente. É estudado esforço de Satanás desviar as mentes da esperança da salvação pela fé em Cristo e obediência à lei de Deus. Em cada época, o arquiinimigo adapta suas tentações aos preconceitos ou inclinações daqueles a quem está procurando enganar.

Nos tempos apostólicos, levou os judeus a exaltar a lei cerimonial e rejeitar a Cristo; no presente, ele induz muitos cristãos professos, sob a pretensão de honrar a Cristo, a pôr em controvérsia a lei moral, e a ensinar que seus preceitos podem ser transgredidos impunemente.
É dever de cada servo de Deus opor-se firme e decididamente a esses pervertedores da fé, e expor destemidamente seus erros pela Palavra da verdade.”

Feliz Sábado!!
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&list=UUkSu5ibA15OcBWTjop72dPA&v=igMgF_4zfgk

NOÉ- O FILME


A nova versão do grande filme de Hollywood “Noé” criou uma avalanche de reações dentro e fora da comunidade cristã. Alguns líderes religiosos têm elogiado o notável investimento de  160 milhões dólares no épico bíblico, enquanto outros têm dúvidas sobre a abordagem agressiva da mudança radical   do ambiente destacados ao longo do filme .
No entanto, o que poderia ser mais controverso sobre este filme é sua tentativa de redefinir radicalmente o caráter de Deus e os acontecimentos que levaram à destruição do planeta.
Estivemos muito atentos aos comentários sobre este filme por parte de críticos  cristãos e não-cristãos. De fato, existem alguns elementos bem amarrados no filme Noé que sentimos ser importante  apresentar para você:
  • Anjos caídos de Satanás protegem Noé, enquanto constrói a arca.
  • Para impedir que a Terra seja repovoada, Noé tenta matar a esposa de seu filho que está grávida.
  • Noé é retratado como um homem grosseiro, indiferente e relutante em seguir as instruções de Deus.
  • Matusalém é caracterizado como uma espécie de feiticeiro que guia Noé espiritualmente!
  • Russell Crowe, que interpreta Noé, diz que esta não é uma “história de escola dominical”, e vai desafiar o conhecimento bíblico dos espectadores. O filme também tem sido proibido em alguns países islâmicos porque retrata um profeta.
Seria o  mesmo o que acontece com os esforços do escritor e diretor Darren Aronofsky que para “preencher as lacunas” na história viola a história bíblica e inunda a verdadeira mensagem com muita expressão criativa e especulação?
Fazemos duas recomendações sobre este novo filme. Primeiro, leia a história da Bíblia por si mesmo em Gênesis capítulos 6-8 . Não confie nos produtores de cinema para retratar com precisão a Bíblia, é provável que os realizadores acreditam que o Genesis é uma mera fábula e procuram mudar a sua percepção a respeito de Deus e da Bíblia.
Além disso, a Palavra de Deus não foi dada para o entretenimento, mas para “fazer-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15). Para encontrar a verdade principal por traz da história, não podemos trocar o que a Bíblia diz por efeitos visuais criativos. A história do dilúvio não é simplesmente para ser dramática, energizante , surpreendente, ou confusa. Ela é profundamente espiritual.
Em segundo lugar, o lançamento deste filme vai gerar muitas oportunidades para discutir a história da Bíblia com pessoas que sabem pouco sobre as Escrituras. Além das incríveis representações visuais e apesar dos elementos distorcidos , é uma história ainda relevante para os nossos dias, pois Cristo disse: “Como foi nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem” (Lucas 17:26) . Assim como houve uma chamada para entrar na arca, tão pacientemente Jesus convida as pessoas a vir a ele. Mas, finalmente vai chegar um momento em que o convite será encerrado e a porta fechada. Sinais indicam que está bem próximo.  (Mateus 24:38) .
A experiência real de Noé é mais do que um conto . O mundo foi destruído por uma inundação e  um dia será destruído pelo fogo (Malaquias 4:1, 3). Você estará pronto ?
Se desejar conhecer outros temas da Bíblia, acesse http://biblia.com.br

domingo, 19 de janeiro de 2014

Desonestidade



Segunda-feira, 20/1/2014 

 Desonestidade 

Ananias e Safira mentiram, agiram com hipocrisia tentando enganar. Sem a intervenção divina, provavelmente, Pedro jamais desconfiaria de pessoas que aparentavam tanta bondade e desprendimento ao doarem o valor de uma propriedade inteirinha para a igreja. Mas Deus, que conhece todas as coisas, revelou a igreja que Ele não aceita a desonestidade.

Como saber quando alguém está mentindo? O perito em detectar mentiras e professor do Behavior Analysis Training Institute - instituto que treina a polícia americana para detecção de mentiras, Wanderson Castilho, apresenta 14 indicadores de que alguém está mentindo.
(Combine com 2 adolescentes para que um conte uma história verdadeira e outro conte uma história falsa. Antes deles entrarem na sala, dê essa listinha para ajudar os adolescentes da classe a descobrirem quem está mentindo e quem está dizendo a verdade)

Desviar o olhar - Quando a pessoa mente tem dificuldade em manter o contato visual.
Olhar muito fixamente - fixar de forma exagerada os "olhos nos olhos" da outra pessoa.
Piscar - piscar mais longamente, pois o cérebro age em uma atitude de recusa ao que a pessoa está dizendo.
Voz - A voz não fica tão firme, pode ficar trêmula, cortada e sem fluidez.
Mãos - Quando o organismo entra em estado de alerta, por nervoso ou ansiedade, as mãos e pés ficam gelados, mãos podem ficar trêmulas e agitadas.
Pele - O nervosismo pode alterar a cor e aparência da pele.
Fala – o uso de rodeios, muitas justificativas, falar demais para provar que é verdade.
Pausas - podem indicar que o cérebro está criando as próximas informações.
Mãos nos bolsos - sinal que está escondendo algo, ou está fechado a dar ou receber informações.
Olhar para o lado esquerdo – é o lado da criação, com a intenção de criar uma resposta.
Olhar para o lado direito - é o lado direito da memória, está buscando informações na memória.
Saliva - numa situação de estresse o corpo para de produzir saliva e a pessoa "engole seco".
Coceiras – a recusa da história pelo cérebro faz levar a mão à boca, ouvidos e cabeça.
Face – a fala e a feição devem estar em acordo, quando isso não ocorre, existe algo errado. 
Pense: Por que, aparentemente, Deus foi tão severo com Ananias e Safira? Só por causa de uma mentira precisavam morrer?
Ananias e Safira haviam feito o voto de dar ao Senhor o produto da venda de certa propriedade. Mas “depois, Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentos de cobiça. Começaram a lamentar o haverem feito aquela promessa... Julgaram haverem-se precipitado e sentiam ser necessário reconsiderar sua decisão. Falaram entre si sobre o caso e resolveram não cumprir a promessa. Viam, porém, que os que entregavam seus bens para suprir as necessidades de seus irmãos mais pobres, eram tidos em alta estima pelos crentes; e, com vergonha de que os irmãos viessem a saber que sua mesquinhez de alma regateara aquilo que haviam solenemente dedicado a Deus, resolveram deliberadamente vender sua propriedade e fingir que davam todo o produto para o fundo comum, guardando, porém, para si mesmos, grande parte. Deste modo garantiriam para si o pão do depósito comum, ao mesmo tempo que alcançariam a alta estima de seus irmãos.” Atos dos Apóstolos, 72
Decisão: Peça a Deus que o ajude a descartar sentimentos egoístas para ser aprovado por Deus.