Os mesmos resultados encontram-se nos provérbios expostos no capítulo 20:20 e 21, condenando os filhos que de maneira indevida lançam mão da herança. Filhos que usam meios escusos para obter antecipadamente o que tem tempo certo para ser desfrutado. Outros recorrem até mesmo a ações violentas, eliminando os pais. Os provérbios deixam claro que os resultados finais sempre são de consequências ruinosas para aqueles que praticam atos de maldade para a obtenção de benefícios passageiros. O provérbio do capítulo 20:22, usado pelo autor, é como a resposta para os anteriores;“Nunca faça planos de vingança contra outras pessoas; deixe que Deus mesmo lhes dê o castigo merecido” (Bíblia Viva). Normalmente quando somos vítimas de pessoas maldosas, desejamos que recebam castigo imediato. O provérbio exorta que entregamos a causa para o Senhor e Ele dará a vitória (NVI) e a recompensa justa para a vítima e o castigo merecido para o malfeitor. Como os caminhos de Deus são muito diferentes dos nossos, (Is 55:8 e 9), nem sempre compreendemos a Sua misericórdia para com os pecadores. Porém, se avaliarmos que as Suas misericórdias se renovam a cada manhã para nós, (Lm 3:21-23), que também somos pecadores, entenderemos a maneira de Deus agir e recompensar cada um.“Então vocês verão a diferença entre o tratamento que Deus dá aos homens bons e aos homens maus, entre os que O servem e os que não O servem” (Ml 3:18, Bíblia Viva).
Pense: “Quem planeja e trabalha com dedicação ficará rico; quem quer ficar rico da noite para o dia acaba perdendo o pouco que tem” (Pv 21:5, Bíblia Viva).
Desafio: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Sl 37:5, Nova Versão Internacional).
| ||||||
“Maravilhosa é a obra que o Senhor Se propõe realizar por intermédio de Sua igreja, a fim de que Seu nome seja glorificado” (Atos dos Apóstolos, p. 13)
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
› Fazer o bem em mundo caído
Assinar:
Comentários (Atom)